Residencial Wirton Lira

Residencial Wirton Lira

Localizado na zona sul da área urbana da cidade de Caruaru – PE, próximo a intercessão de duas estradas federais, a BR-232, que liga Recife ao sertão do estado e a BR104, um importante vetor de escoamento da produção do Polo Têxtil da região, o terreno de 48,5Ha foi loteado para implantação de 1300 unidades destinadas ao programa Minha Casa Minha Vida.

O seu traçado se dá buscando adaptar-se as condicionantes naturais (talvegues e afloramentos de rocha) e com a intenção de ligar todas as ruas do empreendimento com as vias existentes nos loteamentos vizinhos, buscando assim garantir uma maior fluidez do sistema viário. Áreas verdes e áreas para equipamentos comunitários foram reservadas segundo as exigências da legislação local, sendo que grande parte dessas áreas verdes já serão entregues executadas pelos empreendedores, quando o mais comum nesses casos é repassar para o poder público essas áreas para que num futuro as mesmas sejam equipadas.

Habitações

Levando em consideração que teríamos que projetar habitações econômicas, tivemos a intenção de esquecer a tipologia amplamente repetida da casinha com telhado de duas águas e propusemos uma tipologia mais atualizada com os anseios da casa urbana contemporânea. Como a implantação se dá em terreno com topografia acidentada, tiramos partido de empenas verticais para acentuar a marcação de um ritmo e resolver de forma harmoniosa a questão do desnível encontrado entre uma habitação e outra.

Todo o partido plástico foi concebido para a composição do coletivo, e tão importante quanto a plástica da casa foi a sua inserção no conjunto. Janelas e aberturas dimensionadas corretamente garantem a devida iluminação e ventilação naturais, racionando assim o uso da energia elétrica. 

Estudando e presenciando experiências de pós-ocupação em outros habitacionais, percebemos que a casa padrão sofre, logo nos primeiros anos, interferências de ampliações feitas pelos proprietários, na maioria dos casos, sem o devido acompanhamento de um profissional arquiteto. Dessa forma imaginamos a planta baixa da casa de forma a permitir ampliações já sugeridas pelo projeto de arquitetura. Os moradores já entram na casa sabendo da sua melhor possibilidade de ampliação, e esse discurso vem sendo muito utilizado pelos corretores na hora da comercialização das unidades.A casa pode ter configuração com dois quartos (58m²) dois quartos sendo 01 suíte (61m²) ou três quartos sendo 01 suíte (73m²).

Ficha Técnica

Local: Caruaru – PE

Data do Projeto – 2011

Data da conclusão da primeira etapa – 2012

Área do terreno – 48,5Ha

Área construída – 70.200m²

Projeto de Arquitetura - Pablo Patriota, Bernardo Lopes e Mariana Caraciolo.

Arquitetos Colaboradores - Maria Lucimara e Germana Laranjeira.

Estagiários - Reginaldo Luiz, Célio Roberto, Bruna Matos.

Projetos Complementares (Estrutura, elétrica, hidros sanitário das residências) – J.D. Lira Engenharia Ltda. – Engenheira Responsável Deisy Cristina G. de Lira

Projeto hidrossanitário do loteamento - GM Consultoria Ambiental – Engenheiro Responsável Walter de Morais Calábria Júnior

Execução da obra: J.D. Lira Engenharia Ltda. - Responsável Técnica: Deisy Cristina Galindo de Lira - Crea: 33907-D-PE

Levantamento Planialtimétrico – Topotec

Fornecedores

Tintas: Iquine, Sherwin Williams, Norcola.

Portas: Madelar, Araújo Madeiras.

Pisos: Incenor.

Telha: Cerâmica Dois Irmãos

Esquadria Alumínio: Quality Esquadrias

Argamassa, Rejunte e Cimento: Solossantini, Nassau

Louças: Grupo Luzarte Estrela

Metais Sanitários: Fani Metais Sanitários

Tubos e Conexões: Krona, Tigre

Ferragens (Fechaduras e dobradiças):Soprano